quinta-feira, 26 de julho de 2012


Os Sentidos Caninos


Os cinco sentidos dos cães foram desenvolvidos segundo os seus propósitos, isto é, dado que o cão é um caçador, que vive inserido num sistema de matilha, este tem de aprender a reconhecer os amigos e os seus inimigos.
Deste modo foi-lhes concebida uma excelente visão que lhe permite ver o mais pequeno e ligeiro movimento de uma possível presa.
Como praticamente toda a gente sabe, o cão tem um excelente olfato, está muito para além da compreensão humana, pois a sua capacidade olfativa é bastante mais elevada, assim com um olfato tão apurado, permite-lhe que este possa farejar caça, odores dos territórios e até mesmo estados emocionais dos outros animais. (Daí muitas vezes se dizer: "O cão cheira o medo")
Os cães contam também com uma audição bastante apurada para assim poderem distinguir os sons a grandes distâncias.
O sentido mais fraco que têm é precisamente o gustativo, com um sentido gustativo pouco definido, o cão consegue comer coisas que outros animais consideram repugnante.
Por fim, o sentido do tacto nos cães é bastante refinado, razão pela qual são tão bons companheiros para os humanos.


Visão


Os olhos do Pug, são localizados mais frontalmente, deste modo oferecem uma melhor visão binocular, o que lhes permite verem melhor as coisas de perto.


No caso deste Whippet os seus olhos localizam-se lateralmente, proporcionando-lhe uma boa visão periférica, que é muito importante nos cães utilizados na caça e nas perseguições.

Olfato


O olfato é considerado o sentido mais importante do cão.
Dado que estes possuem um nariz húmido, têm uma maior capacidade de captar moléculas de cheiro, ao contrário de outros seres que apenas possuem um nariz seco.

Tacto


O prazer do tacto é importante em qualquer animal que brinque, se enrosque em conjunto para se aquecer ou use o tacto em forma de lambidela ou patada, deste modo este está a assinalar a posição no seio da matilha.

Gosto

A sensação do gosto está intimamente ligada com a sensação do cheiro.
Por exemplo um Boxer pode começar a salivar porque está a cheirar e/ou a ver algo muito apetitoso para comer.
Os cães por sua vez têm muito menos papilas gustativas do que os seres Humanos e apenas conseguem registar o gosto com três categorias : Agradável, Indiferente ou Desagradável.

Audição

Cães que tenham orelhas erectas, como por exemplo as do Pastor Alemão, têm tendência em ser mais recetivas ao som, ao contrário de cães com orelhas pendentes como é o caso das do Bloodhound que não têm uma receção ao som tão eficaz.
A audição dos cães atinge quase a perfeição, por exemplo, muitas vezes conseguem distinguir a diferença dos sons produzidos por motores de carros mesmo sendo de modelos semelhantes.


Espero que tenha gostado de mais um post sobre os seus amigos de quatro patas,
O próximo post que irei publicar terá desta vez haver com "Gatos & Gatinhos",
Fique atento
Obrigada

Maria Marcos 




Sem comentários:

Enviar um comentário