sábado, 18 de agosto de 2012



A Socialização de Nina

Bom dia, o post de hoje refere-se a uma excelente experiência que tive, sendo voluntária para a socialização de uma cadelinha, a Nina.
Nina é uma cadelinha de cinco anos, que após ter falado com a sua dona me contou que esta cadela tinha sido adotada com dois anos.


Como infelizmente muitos dos cães adotados vêm com problemas tanto de agressividade como de fobia, a Nina infelizmente é uma cadelinha com um medo tremendo a pessoas, como a sua dona disse, principalmente a homens e crianças.
Isto faz pensar que sem dúvida esta cadela sofreu maus tratamentos com antigos donos, que claramente a traumatizaram “para a Vida”, até podia se tornar uma cadela agressiva depois de tudo o que passou, mas Nina apenas foge a “sete pés” de estranhos.


Contudo, Nina tem uma excelente dona que se preocupa bastante, recentemente vi o seu pedido para voluntariado na sua socialização e resolvi aceitar, pois era uma experiência nova e nada como poder conversar com pessoas que tenham alguma experiência também.



Para a sua socialização foram utilizadas salchichas cortadas em pequenos pedacinhos, pessoalmente achei um excelente motivador, pois é um tipo de recompensa que tem um cheiro bastante ativo e sempre delicioso.
Como pode observar na imagem acima, Nina encolhe-se bastante, cabeça em baixo, cauda baixa, orelhas tombadas e avança com imensa cautela.


Depois de perceber que eu não lhe queria mal, pelo contrário estava ali para a ajudar e dar-lhe guloseimas, Nina finalmente comeu da minha mão, ainda assim é bastante evidente o receio que esta tem perante um estranho.


Ao inicio quando falei com a dona de Nina por e-mail, pensava tratar-se de um caso parecido com o da minha cadela Roxy, porém, quando tive a oportunidade de estar com esta linda cadelinha apercebi-me rapidamente que o medo de Roxy a outros cães não é nada comparado ao pavor que Nina tem perante as pessoas.

O que me leva mais uma vez a afirmar que Nina sofreu maus-tratos nas mãos de antigos donos.



Ao fim de um tempinho já se sentia mais à vontade, podendo por esta fotografia notar alguma curiosidade com as suas orelhas mais arrebitadas.


Depois de um esforço e de um tempinho rodeada por duas pessoas estranhas, esta linda cadelinha acabou por comer também algumas guloseimas da mão da minha mãe.
O que é óptimo, deste modo teve a possibilidade de interagir com duas pessoas diferentes.

Para terminar o post, gostaria de agradecer à dona da Nina que foi muito atenciosa e mostrou como se preocupa e gosta da sua cadelinha e como quer que esta se torne “mais feliz”.
Gostaria de agradecer também pela oportunidade de poder ter tido esta experiência, foi sem dúvida muito boa e mais uma vez se percebe que os cães não são todos iguais e todos necessitam de um cuidado e carinho especial.
E claro agradeço também pela autorização para a realização deste artigo e permissão para mostrar fotos de Nina.


As fotos publicadas foram tiradas pela Anabela (minha mãe), mas mantém a minha assinatura virtual por segurança de direitos.


Muito Obrigada,
Maria Marcos









Sem comentários:

Enviar um comentário