sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Polémica: Raças Potencialmente Perigosas


Muito boa noite,
O tema de hoje trata-se de uma polémica que se tem vindo a arrastar ao longo do tempo, e com dois recentes ataques de uma raça da lista de "Raças Potencialmente Perigosas", o tema voltou a ser discutido com alguma frequência.
Antes de mais vou enumerar a raças consideradas Potencialmente Perigosas em Portugal:
Pit Bull


Rottweiler

Cão de fila Brasileiro

Dogue Argentino

Staffordshire Bull Terrier



Staffordshire Bull Terrier Americano

Toza Inu

Estas são as raças consideradas potencialmente perigosas em Portugal.
Donos de alguma destas raças, segundo a lei, deverão ser submetidos a exames físicos e psicológicos de maneira a poderem deste modo provar que podem ter uma raça perigosa consigo.

De certo modo concordo com o facto de terem de fazer estes exames, ainda que exista, claramente, gente que apenas quer um animal de companhia e nada mais e desse modo não seria necessário ser submetido a tais exames.
Mas como infelizmente ainda existe pessoas que não têm uma pinga de consciência e continuam a contribuir para lutas entre cães e maus tratos, estes exames são realmente necessários.

Na minha opinião não deveria existir uma lista com "Raças Perigosas", pois de certo modo todos os cães da sua maneira têm algum tipo de agressividade, compreendo que por exemplo o Pit Bull seja uma raça mais temida até porque esta raça foi desenvolvida para lutas entre outros cães, o que sem dúvida eu não concordo de maneira alguma.
Ainda assim, um cão só se torna agressivo quando lhe dão motivos para tal.
Se for um cão bem socializado, bem treinado, com um bom dono que se preocupe, com certeza será um cão feliz e duvido muito que, agressivo.



Por exemplo, o Doberman já não é considerado uma raça perigosa em Portugal, mesmo assim muitas pessoas recuam na presença desta raça, porquê?

- Talvez pelo seu aspeto, talvez por no Passado ter sido considerada uma raça Potencialmente Perigosa em Portugal, talvez porque existem demasiadas "histórias" contra esta raça... 
Existem várias razões, mas a verdade é que apesar de intimidar, esta raça também é capaz de ajudar e ser meiga.

Os módulos práticos do curso que concluí de Formação de Monitores de Adestramento Cientifico Canino, eram precisamente feitos com dois Dobermans, por vezes era com a Fêmea, outras com o Macho.
Eram dois cães perfeitamente normais, que estavam sempre prontos para a brincadeira e para trabalhar (que para eles era quase a mesma coisa, pois divertiam-se na mesma), foi a primeira vez que tive em contacto com esta raça, até aí sempre que ouvia falar em Doberman, a maior parte das vezes era" São maus"...
Nada como conviver com eles para poder garantir que não o são, são antes uma excelente raça e eu adorei trabalhar com a mesma.

Pessoalmente preferi trabalhar com o Macho, apesar de ser mais dominante, exigia mais de mim e deste modo fazia com que eu me esforçasse mais de modo a conseguir alcançar bons resultados.
Independentemente do seu sexo, ambos eram meigos e brincalhões.


Ora aqui temos outro exemplo, Yorkshire Terrier, um pequeno diabrete por vezes, não discordo que não seja uma excelente companhia, mas a verdade é que este tipo de raça (pequena) é protagonista muitas vezes de casos de agressividade.
E ainda assim não entra para a lista de cães potencialmente perigosos, seria "ridículo" ?
Ainda que uma dentada deste pequeno cão não seja muito grave, o facto de morder já é grave por si só.
Mas como é um cão pequeno, muitas vezes as pessoas esquecem-se que também precisa de educação e de perceber que não são donos de tudo.

Quando se trata de ter um Rottweiler por exemplo, em casa o alarido torna-se maior e as responsabilidades também, pois se este morder é automaticamente considerado um mau cão e muito perigoso.
Talvez seja mais perigoso pela força da dentada porque em comparação a cães mais pequenos que têm tendência em se tornar agressivos, por vezes consegue ser mais educado.

Recordo que de maneira alguma estou a difamar raças pequenas, encontro-me apenas a constatar factos, pois as pessoas infelizmente viram as costas e fogem de cães cujas as raças são consideradas "Potencialmente Perigosas" enquanto que existem outras raças que também podem trazer problemas.

Finalizo então que um cão é, e será sempre o melhor amigo do Homem, mas para isso é necessário:

- Disciplina
- Paciência
- Carinho
- Jogos
- Lealdade
- Cuidados


E acima de tudo:
- Responsabilidade




Muito Obrigada,
Maria Marcos







Sem comentários:

Enviar um comentário