sexta-feira, 10 de agosto de 2012


Começar do Zero !


Hoje vou falar sobre um caso que tenho em mãos, por sinal é uma cadela minha que tem vindo a ter alguns problemas comportamentais ao longo dos tempos.
Esta cadela foi-me dada pelo meu irmão e pela minha cunhada, que há dois anos se não me engano, se depararam com a sua Labrador prenhe.

Naquela altura ainda não tinha o curso que tenho agora que me permitisse saber escolher um cachorro e o que fazer a partir daí, como a Goldie foi fruto de um excelente treino comportamental, esperava que esta nova amiga seria como ela e não tivesse que me deparar com certos problemas.

Mas como os humanos, nenhum cão é igual a outro cão.



Com o passar do tempo a Roxy (a cadela em questão), foi crescendo e tornando-se cada vez mais abusiva.
Desde o saltar para cima das pessoas,
Correr "desalmadamente" e quase levar quem lhe passe à frente, "pelos ares",
Até chegar ao ponto de não sair do portão da propriedade com medo de tudo e todos.

Diria que ela se tornava numa cadela completamente diferente dentro e fora do seu território.

Mas muito recentemente deparei-me com um problema interessante por sinal, a mesma cadela que não saia do portão para fora, fugiu mal o apanhou aberto, mesmo ouvindo cães que desconhecia (coisa que não suportava desatava a voltar para a casa),  
calmamente tentei chegar até ela e quanto mais andava mais ela fugia, 
como era a Vida dela que estava em jogo pois estava cada vez mais perto da estrada, sentei-me no chão para chamar a atenção.

Mal me viu sentada veio a correr para mim e foi aí que consegui voltar a levá-la para casa em segurança.


Depois de falar com os meus pais e juntos tentarmos encontrar uma solução para ela, chegámos à conclusão que ela teria de começar tudo de novo, aprender tudo como se nunca tivesse aprendido.

Neste momento ando a treiná-la para vir à chamada, utilizo esses pedacinhos de Dentastix, como tem um cheiro intenso, o sabor não deve ser muito diferente, desta maneira duram mais tempo e basta um pedacinho para ela ficar ansiosa pelo próximo.

Eu utilizo comida com a Roxy porque esta não tem qualquer outro tipo de motivador, utilizei vários e nenhum lhe chamou a atenção, a não ser claro...Comida.


Este é o caso da Roxy que pode levar muitos meses a resolver, ainda que não a 100%, mas com certeza que certas arestas serão limadas.

É uma cadela muito amiga e gosta muito dos donos, mas casos como estes envolvem muita paciência e calma, só assim se irá alcançar algum objetivo.

Muito Obrigada,
Maria Marcos


Sem comentários:

Enviar um comentário