terça-feira, 14 de agosto de 2012


Cinoterapia


O que é?


Trata-se de uma terapia onde são utilizados cães. 
Este tipo de terapia é muitas vezes utilizado para ajudar crianças com problemas psicológicos, problemas de afetividade ou até problemas de relacionamento social, também é utilizada com idosos ou ainda para recuperação de reclusos.

Está comprovado segundo o estudo feito a crianças entre os 3 e 10 anos, que estas que conviveram/convivem com cães são mais afetuosas e desse modo baixam o nível de agressividade que muitas vezes se encontra presente naquelas que nunca tiveram uma convivência com cães.

Ainda que a presença de um cão e de uma criança e a ligação que se estabelece entre eles, possa ser considerado terapêutico, só se poderá afirmar que se trata de uma Cinoterapia, na presença de um terapeuta credenciado e é importante que exista uma metodologia.

Nem todos os cães podem ser utilizados neste tipo de terapia, é necessário que seja feita de forma gradual, utilizando sempre um cão devidamente preparado para este tipo de trabalho. Há que ter em conta o tipo de tratamento que vai ser feito, se se trata de uma criança com Hiperatividade, o mais adequado é um cão com um temperamento calmo, se se tratar de uma criança com problemas de socialização, o cão mais adequado será um cão brincalhão.

Manifesto dos Animais
Marc Bekoff

Foi precisamente neste livro que eu descobri que queria seguir Cinoterapia, é um livro que tem imensas curiosidades sobre os animais em geral, e num capítulo algures, deparei-me com uma referência sobre uma Senhora que fazia terapia com cães para ajudar crianças em risco, e foi assim, que decidi que era este o caminho que queria seguir.
Ainda não acabei de ler o livro todo mas do que já li adorei e recomendo sem dúvida alguma.



Acima poderá ver uma pequena entrevista brasileira sobre uma cadela Golden Retriever que faz uma visita a um Hospital com crianças.
É bastante visível a alegria de todas estas crianças perante esta calma cadela que se deixa tocar e mantém-se muito calma na presença de todas estas crianças.

A raça Golden Retriever é sem dúvida a raça que quero utilizar nas terapias, não só por eu já ter uma que é um Anjo, como por achar que é a raça mais indicada.
Existem vários tipos de raças utilizadas em terapias e ajuda de deficientes, mas os campeões são sem dúvida os Golden Retriever e os Labradores.

Espero que tenha gostado deste post,
Muito Obrigada

Maria Marcos


Sem comentários:

Enviar um comentário