sábado, 4 de agosto de 2012

O Passeio 
Parte II


1. Onde passear?

Poderá passear com o seu amigo onde lhe apetecer, mas tenha atenção em zonas bastante movimentadas tanto por pessoas como por veículos, se se tratar de um cão bem obediente poderá ir a qualquer lado consigo, pois o cão ignorará certos barulhos e não sairá a correr na direção da estrada.
Pessoalmente eu prefiro sempre passear pela vila quando se trata de um passeio onde haja socialização, caso contrário opto pela praia ou pelo mato.

2. A que horas devo passear o meu cão?

Todos os cães necessitam de ter uma rotina estabelecida, horas certas para comer, horas certas para recolher, horas certas para passear.
Estabeleça um horário que dê para cumprir tanto de férias como durante o trabalho.
Há cães que sofrem com o calor, se for o caso, opte por de madrugada ou ao anoitecer.



3. Quanto tempo deve durar um passeio?

A duração do passeio irá depender do seu cão, se for um cachorro não poderá exigir que este caminhe 30min seguidos atrás de si, mas poderá estar a apreciar uma bela paisagem enquanto o seu cachorro brinca à vontade até se sentir cansado.

Se se tratar de um cão adulto com energia, poderá passear talvez até 45 min, nunca se esqueça que deve ter atenção no seu animal, se este se começar a arrastar pare imediatamente e faça uma pausa para que possa beber alguma água e descansar para ganhar novas energias.

Se o seu cão já tem alguma idade, tenha atenção, nada de longos passeios, faça como se fosse um cachorro e não exiga demasiado dele.




4. O que devo levar comigo quando o vou passear?

Se for um daqueles pequenos passeios apenas para o animal poder fazer as suas necessidades, deve sempre levar saquinhos para apanhar o que sujou.


Quando for passear para mais longe ou dar uma volta maior, leve uma mochila onde possa colocar o recipiente da água, alguma comida, saquinhos para apanhar as necessidades e pode até levar o seu brinquedo preferido.



5. Ao chegar a casa...

Deverá deixar o seu cão repousar, se o passeio foi longo ele com certeza agradece.

Caso o seu cão tenha muita energia e não consegue lidar com isso, dê longos passeios com o seu companheiro, quando chegar a casa o seu animal estará cansado e ficará a repousar o que para si será ótimo. Quando este voltar a ganhar algumas energias, brinque com ele e interaja com este de maneira a gastar mais algumas energias.



Dou por terminado este post.
Se tiver mais dúvidas basta deixar uma nota.
(As imagens apresentadas são da minha autoria (Maria Marcos) e a cadela apresentada é a Goldie uma Golden Retriever)


Obrigada
Maria Marcos

Sem comentários:

Enviar um comentário